terça-feira, janeiro 30, 2007

Plantem, por favor!

Há tempos que venho pensando em como desabafar uma preocupação que paira e sobrevoa a mente de toda uma sociedade mundial. A solução dos males do efeito estufa é, lamentavelmente, um dilema.
Domingo, ao assistir um documentário sobre este tema, vi um mapa mundial, onde cientistas mostravam os pontos em que este mal já atingiu.
É de doer...
Ver tudo mudar...
Geleiras evaporadas... mapas sendo modificados como um 'piscar de olhos', corais ficando literalmente albinos, dilacerando os plânctons dos oceanos. O aumento destes mesmos, causando, assim, a invasão de ilhas e cidades.
Nossa... choca, sabe?
O ozônio é produzido pela ação da luz ultravioleta proviniente do Sol sobre o oxigênio. É uma proporção da estratosfera que se situa a mais ou menos a 22km do nível do solo. Esta camada protege a Terra dos efeitos nocivos da radiação solar ultraviolteta.
Maldita radiação que fez aumentar o número de casos com câncer de pele, cataratas e morte homeopática da natureza.
Pensando nisto, muitas ongs preparam verdadeiras estratégias.
A melhor delas é promover a moda do plantio de árvores.
Sim!
É isto que comecei a fazer.
Pegar mudas e plantar.
Nós, por meio do plantio de árvores, podemos, SIM, a ajudar na retirada de CO2 da atmosfera. Pois são justamente elas que acumulam carbono na estrutura enquanto estão crescendo. Quando estas árvores pararem de crescer, a quantidade acumulada permanece fixa na madeira.
O que deve ser feito, também, é a significativa diminuição do crescimento assustador dos clorofluorcarbonos(CFCs). Quem são eles? Gases provinientes de indústrias químicas, sprays e produção de plásticos será mais amenos a diminuir a esta camada de ozônio.

Meu papel será o que fiz hoje: plantei a primeira arvorezinha!

Quem sabe no aniversário do meu filhinho João Vicente(olha eu pensando adiante), não proporcione uma festa bem natural em que todos os convidados ganhem mudas de árvores para plantar. Mas falta muito tempo para o meu amadinho fazer seu primeiro aninho de vida!

Acho que já podemos começar agora.

Plantar árvores.
Criar mini florestas... tudo para salvar esta Terra que derrete e se transforma de forma nociva a assustadora...
Plantem!


****Porque plantar uma árvore?


" As árvores podem promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como:regularidade do clima redução da poluição atmosférica melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas) redução da velocidade dos ventos melhoria das condições do solo urbano aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins valorização dos imóveis embelezamento das cidades as árvores nas cidades são habitat para inúmeras espécies de aves. "

Última do caro colunista

Eu imagino que estejam pensando 'tá. ela não pára de postar o Sant'Ana". Não. É que este tema foi tratado com tanto humor apurado que resolvi colocar aqui. A pauta foi tricotada com tamanha polêmica que o caro colunista da Zero Hora não sossegou e abordar. Vou deixar, pela última vez(espero!), o seu último comentário sobre o casamento. Não sou sequelada. Acho, como tudo na vida, que 'cadum é cadum". O que fica em jogo é a perseverança, amor e respeito sobre o seu dito-projeto de 'alma-gêmea'. Uma sociedade, um amor...fica a critério, na benção de Deus e na cumplicidade de cada casal. Basta ser maduro e forte. Nada é um mar de rosas nesta vida...
Tá aí, gente, Paulo Sant'Ana, de novo, falando sobre o casamento:




29/01/2007


Casamento feliz


Chovem manifestações de reparos à minha tese antimatrimonialista. Eu já esperava, acontece que há centenas de milhares de pessoas que são felizes nos seus casamentos e não poderiam mesmo concordar comigo. Entre os que se realizaram com o casamento que mantêm atualmente está um notável cirurgião especializado em extirpar males e imperfeições do pescoço e seus arredores, entre eles a parótida e as cordas vocais, dr. Nédio Steffen. Ele manda me dizer que discorda amavelmente da minha tese, que é perfeitamente possível ser feliz no casamento, mantendo proximidade bem estreita com o outro cônjuge. E diz que seguiu e segue neste particular os ensinamentos do seu saudoso amigo Dr. Rudolf Lang, um marco da otorrinolaringologia no Rio Grande do Sul. Segundo o dr. Lang, para casar-se, ou melhor, para escolher o companheiro ou companheira que se almeja para toda a vida, deve-se observar os seguintes mandamentos: 1) Ter admiração pela pessoa a ser escolhida. Repito: admiração. 2) A pessoa a ser escolhida tem de manifestar claramente vocação para o companheirismo. 3) A pessoa a ser escolhida terá de ser dotada de bom humor permanente. 4) Tem de ter desejo sexual pela pessoa a ser escolhida. Pele!
***Num ponto, concordo irrestritamente com os cirurgiões Lang e Steffen: o bom humor na pessoa com quem se casa é fundamental. Dá pra dizer que, se um dos dois cônjuges não tiver bom humor, o casamento estará fatalmente arruinado. O companheirismo também é importante: se a mulher não gosta de teatro e o marido adora teatro, a mulher tem de dar um jeito de ir ao teatro, e o casal compensará outro dia se o marido for com a mulher até o Iguatemi ou ao Praia de Belas, ela adora passear no shopping, enquanto ele detesta. Ou seja, há que ser paciente (e afável) em aderir ao gosto do cônjuge.
***Quanto ao último item, o de ter desejo pelo marido ou pela mulher, advertia muito bem o dr. Lang ao dr. Steffen: "Um dia o tesão acaba, Steffen!" E quando o desejo acaba, restarão o companheirismo, a admiração e o bom humor. Nem pensar ausência de tesão e mau humor juntos. Isso não é casamento, é Iraque puro.
***Então concordo plenamente com as regras dos cirurgiões. Mas humilde e cordialmente quero colocar o seguinte: se toda pessoa que está pretendendo se casar for tomar cuidados para que sua noiva ou noivo seja excelente companheira (o), tenha bom humor, admire-o (a), tendo que ser ainda apetitosa (o) sexualmente, acaba não casando. Porque é muito difícil encontrar estas quatro virtudes numa pessoa só (que terá no máximo dois atributos). Além disso essa tábua da lei dos dois cirurgiões desconhece uma coisa: mais da metade dos casamentos se realiza pela primeira impressão que tiveram os cônjuges quando se viram pela primeira ou segunda vez, ainda solteiros. E se a paixão é quase sempre súbita, como ficar depois vetando quem não tem bom humor ou que não demonstra companheirismo? Apaixonam-se e casam-se logo, mais tarde é que vão notar seus defeitos. Mas uma pergunta eu tinha que fazer finalmente aos dois médicos: como manter bom humor se já acabou o tesão?
psantana.colunistas@zerohora.com.br

sábado, janeiro 27, 2007

Rá... deu bafafá na coluna!

E né que repercutiu? O Paulo Sant'Ana escreveu, ontem(26/1), em sua coluna, um parecer muito engraçado sobre casamento. Óbvio que, no jornal de hoje, lá estava ele comentando o bafafá dos leitores. Mais uma vez deu gosto de ler!
Vejam(abaixo tem o post do que ele escreveu ontem... Título é "Meu faro não falha"...onde comento o hilário da tese dele):


Paulo Sant'ana
27/01/2007

Nocaute!

Até metade da manhã de ontem, 17 pessoas me haviam telefonado sobre a coluna em que comentei que um casal veio me dizer aqui na Redação que seguem meus conselhos filosóficos sobre os casais dormirem e morarem em quartos ou casas separadas. Todos queriam me cumprimentar pela coluna de ontem. Eu fiquei muito agradecido, embora estivesse amuado porque saiu a seguinte afirmação na coluna: " ...só podem manter um casamento aqueles casais sábios que souberem inventar sabem o quê? A promiscuidade". E NÃO ERA ISSO QUE EU QUERIA DIZER. EM VEZ DE "INVENTAR" eu quis dizer "EVITAR". Ficou sem sentido a frase, ou eu fui um asno, escrevendo o que não pensei, ou houve erro de digitação, ou cochilo de revisão, sei lá... O fato é que a coluna de ontem causou sensação, ribombou com estrépito farroupilha em todo o Rio Grande. Que bom conseguir uma coluna que atinja a veia! É um dos momentos mais realizadores de quem escreve. Pra mim, pelo menos. Que vou morrer de tédio e mediocridade no dia em que não mais vibrar com minhas colunas. Morram as colunas fúteis.

***

Vou publicar só o que cabe no espaço abaixo sobre as inúmeras manifestações de leitores a respeito da coluna de ontem. Eis duas ou três opiniões escolhidas: "Bom dia, Sant'Ana, lendo tua coluna de hoje, confesso que fui ao delírio. Te informo também que além de concordar contigo e com o casal, digo-lhes que fui muito mais além de vocês, ou seja: EU TERCEIRIZEI O SEXO. É isso mesmo, depois de quase 30 anos casado, tomei essa decisão. (ass,) Luiz A. Aronna, fax: (51) 3333-8336".

***


"Bom dia, sr. Sant'Ana! Se eu fosse o senhor, registrava logo a patente desse modo de relacionamento entre os casais, pois concordo em gênero, número e grau que não é fácil unir duas pessoas sob o mesmo teto durante anos, com opiniões tão distintas. Também não é fácil dormir sobre e sob os mesmos lençóis. Só agora entendo por que meus avós dormiam em camas separadas e o relacionamento entre eles durou até que a morte os separou. Sou também a favor das férias conjugais, em que ambos saiam para se divertir e fazer o que gostam, separados do cônjuge e dos filhos e dentro da fidelidade. E também a favor de férias só para o casal, sem os filhos, para poderem fazer coisas que com os filhos perto é impossível de se fazer. Aqui em Santa Catarina, a opinião de um senhor que comemorou 60 anos de relacionamento é que antigamente não existia a TV, o e-mail e outras invenções, então os casais tinham mais tempo para conversar, se entendiam melhor porque havia respeito entre eles. O que o senhor acha? Atenciosamente, Henrique S. Wendhausen, Balneário Camboriú, SC". Nota do colunista: tudo bem, concordo com quase tudo que o senhor escreveu. Muito obrigado. Mas o senhor, seu Henrique, está completamente enganado: a televisão e a Internet vieram para unir os casais e não para separá-los. Enquanto um está vendo televisão na sala ou digitando na Internet, não está chateando o outro lá na outra peça da casa.


***



"Caro Paulo Sant'Ana. Pessoalmente achei horrorosa a sua crônica de 26/01/07. Nojenta, abominável, detestável e infeliz. Prova que você não entende nada de casamento de verdade, pois teve que casar várias vezes e mesmo assim continua infeliz e sem entender nada do assunto. Não me considero um perito no assunto, mas tenho o segredo para a felicidade matrimonial: seguir à risca os conselhos e mandamentos que estão na Bíblia. Tenho 20 anos de casado, sempre dormi na mesma cama com minha esposa e somos cada dia mais apaixonados um pelo outro, pois o que determina de fato a felicidade no casamento é a presença de Jesus Cristo entre o marido e a mulher. Você talvez não entenda nada do que estou falando, pois, pelo que sei, você ainda não é um discípulo de Jesus. Mas se um dia você se tornar, e se você conhecer a VERDADE, que é uma pessoa chamada JESUS, você verá que seus ensinamentos e os de seus discípulos que retransmitiram o que dEle ouviram são a base para a felicidade e acerto em todas as áreas da vida, ainda mais no casamento. Um abraço amigo do (ass.) Samuel S. Moraes, Salvador, Bahia". Nota do colunista: é verdade, senhor Samuel, que ando precisando de Cristo. E devo lhe dizer que tenho certeza de que eu ainda me encontrarei com ele. Mas agora vou dar-lhe uma lição que o senhor nunca mais esquecerá, senhor Samuel. O senhor diz que, se eu tivesse Cristo em meu coração e mente, não aconselharia os casais a morar separados ou a não casar.
Pois saiba, senhor Samuel, em que me baseei para escrever todos esses meus conceitos: exatamente em Cristo, que nunca se casou. Tenha humildade e confesse que eu agora o nocauteei.
psantana.colunistas@zerohora.com.br

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Foto



Não consegui anexar esta foto no post "Pixote, meu menino João Vicente".

É vero... tentei de tudo e a foto não anexava neste textot. Porém, num novo post criado, o blog aceitou.

Tá aí um dos momentos gostosos de confraria com os amigos. Nesta foto o registro da guerreira Cris me entregando um lindo conjuntinho para o bebê!

Só tive emoções abençoadas destes anjos amigos! Sentiram a quantidade de cerveja na mesa? Pois é rsrs a turma manda bem na bebida dourada!

E eu tava só na aguinha, ok? Segundo o meu doutor: "São só nove meses!!!

To doutrinada! Basta. Também não sei se volto a tomar a cerveja... To tão bem assim,,,

Me intriga...



Ainda vou falar sobre outro tema: o Orkut e sua faca de dois gumes!
O que eu encontrei de personagens do meu passado como amigos, colegas de colégio, ex-vizinhos, primos dos primos entre outros, foi surreal. No entanto, a espionagem, produto certo para este tipo de site, tem me intrigado. Porque ainda me olham, se não pertecem aos meus amigos? Eu até chego e pergunto: 'e ae?" para ver se surte algo...mas não. Então fica aqui a pergunta: pra que me espionar? Tenho que sair logo do orkut... me angustia isto. Quer ser meu amigo? Fala! Eu não mordo viu? Odeio gente bocó, com rabo entre as pernas. Pau mandado é pra doer rsrssrs Genioso como o meu amadinho também é complicado(olha eu desviando o assunto).
Bem, resumindo!´É compensador ter os amigos(aqueles distantes), mesmo que virtualmente, perto 'de ti'. Ainda planejo se saio ou não saio do orkut. Tantas coisas próximas a chegada do meu bebê... Falta pouco. Três meses e meio para tê-lo em meus braços! Hoje nasceu o da minha prima Ale! Até o final de abril´, início de maio será o meu sonhado bebê! Ui... Enquanto isto, se quiserem saber se dormi bem, se estou bem com o meu amor, me pergunte!

Meu faro não falha

Eu tive que rir e resolvi postar! Coluna do Sant'Ana( de novo!)
Meu faro não falha...


Paulo Sant'ana
26/01/2007



Fantástico! Nunca visto!


Fantástico! Espetacular! Incrível! Estou saindo ontem da redação aqui do jornal e encontro, chegando à minha procura, o casal Iolanda e Pedro Silveira, ambos ao redor de 35 anos de idade e residentes em Porto Alegre, ansiosos para me contar a sua aventura. Disseram-me que seguiram à risca os conselhos que dou há anos nesta coluna para que os casais vivam separados se quiserem para sempre viverem juntos. Aquela conversa minha de que os casais têm de dormir primeiro em camas separadas, depois em quartos separados, chegando ao ideal depois de viver em casas separadas.
* * *Eles me disseram que me obedeceram rigorosamente. Tanto que se casaram quatro anos atrás e, no dia do casamento, embarcaram em lua-de-mel: ela embarcou para Salvador, ele para o Rio de Janeiro. Inédito! Espetacular! Fantástico! Um casal vem me dizer que começou a seguir meus preceitos no dia do casamento. Suas luas-de-mel, viveram em separado! Finda a lua-de-mel de uma semana, é verdade que vieram para Porto Alegre para morar na mesma casa. No primeiro ano de casamento, dormiram no mesmo quarto, mas em camas separadas. E dali em diante, nos últimos três anos, passaram a dormir em quartos separados. Já têm um filhinho de dois anos, o nenê dorme uma noite com o pai num quarto, na outra junto com a mãe no outro quarto.
* * *Inédito! Espetacular. Fantástico. Os dois gostam de camarão e churrasco. É só o que comem quando vão a um restaurante. Sabem o que fazem aos domingos, quando vão almoçar fora? Ele pega o filhinho num domingo, no domingo seguinte é dia de ela almoçar com o garoto. Só que eu tenho de contar para meus leitores o mais surpreendente nessa história que me contaram aqui no jornal: a cada domingo que almoçam, fazem-no em restaurantes diferentes. Num domingo ela vai na churrascaria ao meio-dia, ele vai para o restaurante do camarão. No domingo seguinte se revezam, ele almoça na churrascaria, ela no restaurante do camarão. Mas não é estupendo? Nada de almoçarem juntos no domingo, quando almoçam fora.
* * *E quando decidem que vão visitar amigos na terça-feira à noite, um vai visitar uma família de amigos, outro vai visitar outra família. Ela vai no carro que eles têm, ele vai de táxi. E por aí vão as várias formas mágicas e maravilhosas que encontraram para estarem na maior parte do tempo separados, com a finalidade, como sempre escrevi e eles acataram, de manterem seu casamento até o fim dos dias, até a morte de um deles. Para sempre só podem manter um casamento aqueles casais sábios que souberem inventar sabem o quê? A promiscuidade. Isto! O que os casais devem fazer para se manter juntos e felizes para sempre é viverem a maior parte de sua vida conjugal separados. Essa genialidade eu bolei um dia quando percebi que o destruidor dos meus casamentos foi a proximidade. Se algum dia o destino me reservasse a oportunidade feliz de me casar pela quarta vez, eu me casaria pela Internet, com uma mulher da Tailândia. E ela nunca viria aqui no Brasil me conhecer, nem eu iria, Deus me livre, à Tailândia para conhecê-la. Ou seja, nós nunca nos encontraríamos. A lua-de-mel e a vida conjugal seriam vividas inteiramente pela Internet. O ápice da minha teoria de que a melhor maneira de separar duas pessoas é juntá-las é que aconselho, com algum exagero mas convicto, que o casamento mais feliz é aquele em que o marido e a mulher nunca se conheceram e jamais vão se avistar.
psantana.colunistas@zerohora.com.br

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Pixote, meu menino João Vicente

(a princípio, as fotos não entraram...deixa com o tempo, passando a teimosia do blog eu consiga inserir)

Existe um mp3 com uma música linda, cantada por Zeca Pagodinho.

Esta música foi a homenagem que recebi de um lorde do samba. Nosso adorável Edu!

Ocorreu neste último domingo, 7/1.

Surpresa tão linda que não pude segurar as lágrimas!!!

O Edu cantou esta música falando mais ou menos assim:

"Agora quero homenagear uma grande amiga minha que espera um lindo menino de nome João Vicente!

Fabinha, esta música é para ti e para o teu filho!

João Vicente, seja bem-vindo!"

Chorava!

Foi esta a minha reação. Sei que sou uma manteiga derretida. Mas a surpresa me pegou de um jeito que fiquei sem e como reagir. Garanto, o carinho dos amigos não tem preço.

O amável Edu adaptou esta música incluindo o nome "João Vicente", em toda ela!

As fotos registram um momento de alegria em que ganhava um conjuntinho para o meu bebê da amiga adorável Cris!

Ser de luz que desponta...

A letra tá aqui abaixo...

Pixote,

Zeca

João Vicente.......é a paz, ternura, o doce sabor

É a planta.......criança é o fruto de uma dor

Não há contratempo, nem chuva, nem vento

João Vicente

É um ser de luz que desponta

E eterniza a lembrança pra vida

Quisera eu ser um jurado

Pra condenar o mal com o amor

Fazer de todo curumim,

a flor mais bela do jardim

Canção gostosa pra ninar, e com sorriso despertar

Esse pingo de gente,

meu pixote João Vicente!

Sentimento no ar

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS