segunda-feira, novembro 30, 2009

Mais descobertas e travessuras do João Vicente


Vou seguir as dicas da minha irmã. Fazer um livro de tudo que já escrevi sobre o meu pequeno João Vicente para um dia ler e rir de suas primeiras descobertas!
Que ele é um artista todos já sabem.
- “Se for ralhado por algo errado que fez, inesperadamente bate a “dor de coolbeça”, a “febe”, dor na boca, “ai minha bunda” e mais outros que inventa tudo isto seguido de um único discurso: “ – vovó braba”... Vovó, mamãe, vovô, tia Ivana...todo mundo “brabo”. Tudo para não levar o sermão.
Estratégias inteligentes....
- Novidades sempre surgem. Está com a mania de sumir com os objetos da casa. E quando indagamos onde estão eles, rapidamente fala: “DOIS GATO MAMÃE”!!!
Sim ‘dois gato’ comeram o sapato, a escova, a caneta e por aí vai... Antes, era o “o-gato-comeu”; agora são dois!!!
- Arremesso de roupas, canetas e calçados janela afora. Sim! Adora atirar tudo que vê pelas janelas da casa.
- Foi exatamente neste sábado(28/11) que passou, que o João Vicente aprendeu de vez, a usar chinelos de dedos. Olha, levou muito tempo para ele aceitar. Não entendia como aquela borracha ficava entre os seus dedinhos. Sempre se negou a usar! Agora anda pela casa todo exibido de chinelos, e... havaianas!!!!
- Contemplar os felinos que freqüentam o pátio da casa já virou uma tarefa do turno da manhã. Só vai conferir os gatos no quintal se for acompanhado de sua avó Vera. Ambos, munidos de vassouras e bolachas rsrs Ao mesmo tempo em que querem afugentar os gatos com ‘Sai gato” na vassoura; João Vicente quer, também, alimentar. Haja teorias...
Ontem(29/11) experimentou, pela primeira vez, um belo banho de mangueira! Enquanto eu lavava o carro num sol de 33C° na moleira, meu pequeno tentava parar a mangueira de sair água com sua própria mãozinha. Não preciso dizer que os espirros aquáticos eram para todos os lados. Largava tudo e disparava numa corrida frenética, tipo ‘volta olímpica’ na grama de casa! Faceiro, peladinho e risonho! Ele e o primo Mateus! Ambos festejando o banho de mangueira que simulava uma deliciosa chuva!
Palavras são apenas fragmentos de imagens que guardarei lá no meu coração. É por estas e outras do meu filho que digo o quão sou feliz!

PS: Esta foto montagem é em homenagem ao meu O Pequeno Príncipe! O tema do seu próximo aniversário. Em preto e branco é o ator do clássico e nas outras fotos...rsrs meu pingo lindo!

quarta-feira, novembro 25, 2009

Minhas palavras estão evoluindo para o silêncio


“Minhas palavras estão evoluindo para o silêncio”. Mais uma vez Fabrício Carpinejar falou por mim. Acho que voltarei a sobrevoar com meu satélite abduzido por um longo tempo, sem aterrizar. Depois de ontem e de hoje sinto que devo, sim, manter-me na conchinha! Tá aí! Vem dezembro, férias, aquela viagem esperada. Pois a safenada aqui, tá precisando de um colo, de uns mimos, de rosas, de proteção e muitos carinhos! Quem pode fazer isto? Meu filho, somente. Pois no momento, algo que foi acenado com o tempo deu sinais de ser passageiro justamente por acreditar que o verbo e o tato não pertencem aos contos românticos. Existe algo muito mais sincero do que eu poderia entender. O lado bom foi a alegria que deu sinais a mim quando descobri em minhas próprias pegadas, que eu era livre não só pelas razões mas pelos sentimentos de um passado pesado de mágoas e decepções! Sim! Sou livre! E eu me apeguei a toda esta força... Valeu por tudo...

terça-feira, novembro 24, 2009

Exemplo de beleza e cidadania



Há tempos que tenho vontade de falar sobre ela. Brigitte Bardot. Foi símbolo sexual dos anos 60 e 70 - para mim uma diva! Completa! Estes tempos recebi um e-mail que contava, em parcas palavras, a trajetória dela. Eu a olhava e pensava: “- Como era linda”.
Eu me inspiro nela pelos seus cortes e penteados de cabelo. Aí podem pensar: “ ah, mas ela tá uma velha!”
Aí digo. Ela é a única atriz de cinema que nunca correu atrás dos bisturis; nunca lutou contra o tempo. E isto eu não chamo de desleixo; eu chamo de autenticidade. Uma mulher que assumiu cada ruga do seu rosto, assim como assumiu os seus amores e desamores. Envelheceu com dignidade ocupando seu tempo com causas nobres como em prol dos animais. Brigitte...é tudo!
Abaixo um pouco do que li sobre ela:
Chamada pela mídia sensacionalista de 'devoradora de homens' pela rapidez com que terminava seus relacionamentos e pela quantidade deles, Brigitte Bardot teve quatro casamentos: o primeiro aos dezoito anos com Roger Vadim, o cineasta que a descobriu e lançou ao estrelado. Vadim, um descobridor de talentos femininos e mulheres bonitas, também foi casado com Jane Fonda e Catherine Deneuve. O segundo, em 1959, com o ator Jacques Charrier, do qual teve seu único filho, Nicolas-Jacques Charrier. O terceiro, entre 1966 e 1969, com o playboy e multimilionário alemão Gunter Sachs. O quarto e último foi em 1992, aos 58 anos, com Bernard d'Ormale, ex-conselheiro do político francês Jean-Marie Le Pen e que perdura até hoje.”



Hoje me acordei com cara de tamanca. Pela sei lá que ranking eu já me encontro estou, novamente, (alouu! Imunidade, acorda por favor!) gripada. Por tabela, João Vicente meu anjo dourado, também, todo ranhento. Não sei se foi por sábado ter ido a praça e pego o famoso ‘vento atravessado’ para quem estava suado de tanto gladiar e brincar com seu amigo Boo ou se foi porque era para pegar mesmo. Porque é impossível descobrir qual da “coahb de vírus da gripe” se alojou na gente. O negócio é repouso... E o trabalho? E o filho? Impossível repousar. Para reverter a cara de tamanca da semana, vou adotar os famosos cremes infantis e também as pomadinhas para outras utilidades. Para hidratar o lábio – li estes dias – nada melhor que passar bepantol antes de dormir. Acorda com a boca perfeita sem ficar ressecada. As olheiras, para as mais engajadas em truques de maquiagens, estas já sabem – vou passar aquela pomadinha para hemorróida(sim, para hemorróida!). É um verdadeiro milagre santificado na aparência saudável. Ando inspirada também em manter o look “Anos 60” nos penteados! Atualizei minhas madeixas em reflexos dourados pois aquele cabelo estilo surfista escrachada tava o “ó-do-borogodó”! Fiz, neste fim de semana que passou, um corte mais em camadas o que dá para jogar em coques e penteados temáticos, Corretivos, pós, delineadores, um blush pra dar o ar de saúde e um batonzinho cor de boca. Deu. Torcida enganada! Agora é esperar este vírus sair de mim. Chazinho, cama...faltava um cafuné. Ah! Sim! Tenho do meu filho que do nada, ultimamente, olha para mim num sorriso e diz: “ – Te amooo!”!

Dieta já!


Tá indo. Amanhã uma semana já de dieta. Espero ter palavra em cumprir algo que é cheio de regras e exceções! Regimão. Cortei todos os prazeres adocicados na semana. Nem refrigerantes. Aff! Que loucura. Tenho bebido água mesmo sem vontade! E confesso, tem me feito um bem enorme! Em breve vou relatar esta minha batalha contra a balança!

sexta-feira, novembro 20, 2009

Bem me quer....

Tenho algumas amigas engraçadas. Cada um com seu psique, com seu autimsmo contemporâneo. E o interessante que conheço uma(e este post é para ela) que vive encafifada com os relacionamentos cômicos, estranhos e doidos que já vivenciou. E ela vive se questionado. Acho que o travesseiro dela deve cheirar a encéfalos queimados; de tanto que pensa. Busca, alucinadamente entender o universo masculino. Já leu, já viveu, já degustou, já beijou a lona e já se revoltou com suas experiências. E em nada ela busca a resposta exata... Vive se perguntando o porquê o mundo é redondo. Aliás, esta gaja faz trabalhos voluntários em prol da natureza. Recicla tudo; menos o seu passado. Eu não sou uma exemplar ‘persona’ no quesito amor para lhe ensinar; porém aprendi um pouco com o universo masculino.
Um pouco; não tudo.
Os homens tem uma essência básica: não gostou; puxa mesmo. Puxa a oculta carta na manga. Homens não dão ponto sem nó; mulheres enchem de nó um só ponto. Mulheres casam achando que vão mudar o marido; já os homens casam achando que a mulher não vai mudar... E mudamos rsrs
Esta praticidade deles aparentemente fria fez com que eu perdesse um pouco aquela nuance cor-de-rosa que enxergava da Vida. Vez que outra é bom ser turva e misteriosa nas relações. Abrir o jogo é como se disser o final de um filme ainda não visto. Na real, o jogo nunca poderá, por total, ser aberto. E é a isto que garimpo com ela. Um pouco de sal no doce e um pouco de açúcar no salgado!
Ela se questiona tanto que até eu me infecto com ela. Volte e meio saio de nossas perguntando coisas insondáveis. Se ela falasse com Freud, este provavelmente botaria fogo no divã dele.
Tem coisas que negamos pra si; já tem outras que criamos em nossos próprios fantasmas. Tudo para não enxergar que a realidade, o juiz de tudo, está dentro de nós. Libertemos das neuras adiposas, das neuras do passado. E isto que falo a ela. Temos que ser simples e diretas também. Sem, lógico, assustar. Temos que desencanar com pecuinhas que, nós mulheres, inventamos de buscar origem e solução. Usemos, portanto a lógica, o estalar dos dedos, o sorriso no rosto, o humor negro(isto é fato, faz bem vez que outra ser sarcástica) e também a serenidade de que lá adiante; o próximo, será bem melhor! A esta amiga eu peço apenas que sorria para a vida. Tanta gente casada que arrota uma felicidade tão escusa e falsa, gente que se esconde atrás de uma tela apenas para desafogar os entulhos de uma relação supostamente desgastada. O risco que se corre é ser divã virtual destes seres que perambulam em sites de relacionamentos. Eu já a alertei sobre isto. Aí que tá o risco. Bom mesmo é ser molecona, mostrar que é fêmea quando tem que ser, cidadã integral, mãe de todas as horas com todas as bençãos e, principalmente ser humana com os sentimentos mais nobres que possamos usufruir para quem nos faz o bem. Não entendeu? Repito: Digo a ela para Lapidar os sentimentos a quem nos mereça e não a quem nos intriga e nos desgasta. Bem vinda a vida amiga! Viva, esqueça estas perguntas... arregaça aquela manga,sabe? Talvez tu achas algo melhor ainda!
Faça como eles; puxe o zíper e saia fora. Tem coisas muito mágicas do que ficar a catar-caçar interrogações na solidão! Acenda aquela luz que tem dentro de ti e dance! Cante! Viva! Viva! Apenas, viva... É tudo que te peço.
Lembre-se de sua infância: Bem me quer; mal me quer! rsrs

Tereza Cristina, célebre interprete de grandes sambas de raiz diz isto(Aliás, uma boa dica terapêutica e musical ouvir e procurar ter este mp3 cantarolando em nossos ouvidos):


“Eu não troco, não vendo, não empresto nem dou
A paz no coração pelas juras de amor
Quem quiser meu carinho
Terá que provar, amor, provar
Em aventura, benzinho
Eu não vou me arriscar
Só atraco meu barco em porto seguro
Em canoa furada não vou no escuro
Aos meus dezoito anos
Vivi trinta e seis
Chorei, chore
No oceano da vida quase naufraguei
Eu não troco, eu não vendo ....”

O lado musical do meu filho

Música é terapia isto, todos sabemos. E a importância da música no meu dia-a-dia é excepcional! Vivo, respiro música o tempo todo. Não pensem, não, que vivo somente de um gênero musical. Errado. Curto de tudo um pouco. Só confesso que tenho pavor de rock pesado e funk. Do resto ouço numa boa. E, o que não é novidade para ninguém; sobre a minha pessoa; é esta minha essência melódica pelo samba de raiz. Acho que de tanto escutar e de tocar caiu como uma luva aquele ditado:
‘ A fruta nunca cai longe do pé’. Refiro-me ao meu filho, João Vicente. Este não pode ver um instrumento musical que corre para tocar e curtir o barulhinho bom. Estes tempos foi assim. Viu um mar de tambores no salão e não pensou duas vezes em correr para apreciar. Orquestrou do seu jeito e na sua linguagem bons momentos de satisfação pessoal. E, quando o vejo assim, deduzo lembrando da minha gravidez. Toquei muito em rodas de samba e talvez, lá no ínterim, junto com a sinfonia de meu corpo ele cristalizou uma Sapucaí cheia de melodias que pertencem somente ao seu mundinho!

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS