sábado, dezembro 09, 2006

Uma pausa para o samba

Não fiz por mal a minha vazada do samba. Desde que me adentrei a este mundo ouvi vários personagens dizendo ‘cansei do samba, desta vida. Enjoei. As mesmas caras, mesmas músicas. Não quero mais. Não vou mais ao samba.”
Eu na hora pensava: “mas como?”
E o hilário é que estes ‘sindicalistas’ NUNCA deixaram o samba, aqui, em Porto Alegre.
Que bom! Gosto deles, e muito...
Freqüentar uma muvuca, com galera ferrenha e fiel nestas festas de batuques e balagandãs, tem um preço a pagar:
O preço da intimidade não permitida.
Vira uma espécie de família. A família do sorriso e a família do verbo. Dedo no bolo é pooouco. O negócio é falar(e põe falar nisto).
Produto em oferta?
Fofooca!

Eu deixei, eu permiti, eu participei váááárias vezes. Faz parte. O segredo é saber induzir a levada. Interpretar na esportiva e seguir o fado.
Hoje falo do samba.
Mas quer saber?
Vi isto em outras tribos também. Os papos sempre são pesados, mesmo com o intuito de ajudar a “coordenar a tua vida”!
Isto fez com que eu acordasse.
Tarde até... tarde demais.
“O mundo gira e eu vou girar também”, como diz o samba.
Meu afastamento são por motivos psicológicos. Motivos gravídicos. Motivos espirituais e motivos de pausa.
Abandonar o samba?
Nuuuunca.
Meu bebê curte um samba já no ventre! Pudera...mãe tocando, ouvindo e cantando. Se firmou!
Eu só preciso de um tempo.
Me sinto um Van Gogh da ótica. Enquanto os impressionistas usavam a cor para reproduzir imagens, ele aproveitou os elementos do impressionismo e adaptou de forma, proposital, para expressar-se com mais vigor. Fazia de um quadro ‘da noite’, por exemplo, sem a cor preta. Então, o que me é dito de conselhos maternais e de vida eu multiplico, aumento de forma espetacular. Quando me vejo estou travada, impressionada, assustada ou mesmo, chateada. É enxergar uma grávida que te põem a prova de fogo. Falam do teu futuro, afirmam fatos negativos, debocham, te chamam de ‘corajosa’(minha mãe também foi). Comandam como se tu fosse um jogo. O controle de vídeo-game da tua vida.
“- Não pode ser assim!”, advertiu, pela milésima vez, meu médico.
Fechem-se as portas da audição!!!
Foda-se quem não acredita nestes sintomas hormonais aos quais, uma mulher grávida, sente.
A mudança não é somente no corpo; a mudança é no estado de humor, na sensibilidade de enxergar a vida enfim, de levar ela, entende?

Pra evitar; sumi. Pra não me magoar, escapo de comentários. Estou aprendendo(ainda) a me calar.
E eu tentei continuar a sair...
Levei caaada tombo, cada cilada que passei a me assustar. As saídas(últimas que fiz) foram um exemplo que estou pior.
Muito mais sensível a ponto de ser pára-raio de cargas negativas fortes. As experiências que tive, ao sair, foram pesadas a ponto de tirar, por total, o controle emocional. Acreditem se quiserem. Quem esteve do meu lado viu.
Isto que beiro aos 35 anos e continuo sendo uma eterna menina(porém mudada hormonalmente). Quem não gosta de carinho, afeto, dengos e mimos? No meu caso, eu sou demais! Tem uma turma que, quando falo já adverte:
“- NÃOOO MIIIAAA!!!”
Partindo desta premissa segui o drástico. Abandonar, temporariamente, a noite. Definir não tem como. Não sabemos o dia de amanha!!!! Tenho, somente, que escolher, a dedo, minhas saídas. Não ser “Bandeira do Divino” em todos os convites que recebo( e são muitos...nem eu dava conta). Está sendo melhor e me sinto de alma lavada.
Prefiro, hoje, a cumplicidade que tenho com o pai do meu filho-minha filha(a eco para saber o sexo tá chegando!!!), das conversas e boas risadas, a dois(ops, a três).
Aprecio e agradeço as boas gargalhadas e típicas atitudes cômicas de minha família- A Graaaande Família!!!!
Me acalmo, com o silêncio do meu apartamento e o afeto puro e fiel dos meus felinos.
Do samba, restaram o carinho que continuo tendo por contados, a dedo, guerreiros amigos.
O anonimato, mesmo que temporário, do que estou passando agora está sendo o melhor remédio. Quero paz, mais do que nunca na vida.
Quem guia sou eu, quem me destina é Deus.

Nenhum comentário:

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS