terça-feira, janeiro 30, 2007

Plantem, por favor!

Há tempos que venho pensando em como desabafar uma preocupação que paira e sobrevoa a mente de toda uma sociedade mundial. A solução dos males do efeito estufa é, lamentavelmente, um dilema.
Domingo, ao assistir um documentário sobre este tema, vi um mapa mundial, onde cientistas mostravam os pontos em que este mal já atingiu.
É de doer...
Ver tudo mudar...
Geleiras evaporadas... mapas sendo modificados como um 'piscar de olhos', corais ficando literalmente albinos, dilacerando os plânctons dos oceanos. O aumento destes mesmos, causando, assim, a invasão de ilhas e cidades.
Nossa... choca, sabe?
O ozônio é produzido pela ação da luz ultravioleta proviniente do Sol sobre o oxigênio. É uma proporção da estratosfera que se situa a mais ou menos a 22km do nível do solo. Esta camada protege a Terra dos efeitos nocivos da radiação solar ultraviolteta.
Maldita radiação que fez aumentar o número de casos com câncer de pele, cataratas e morte homeopática da natureza.
Pensando nisto, muitas ongs preparam verdadeiras estratégias.
A melhor delas é promover a moda do plantio de árvores.
Sim!
É isto que comecei a fazer.
Pegar mudas e plantar.
Nós, por meio do plantio de árvores, podemos, SIM, a ajudar na retirada de CO2 da atmosfera. Pois são justamente elas que acumulam carbono na estrutura enquanto estão crescendo. Quando estas árvores pararem de crescer, a quantidade acumulada permanece fixa na madeira.
O que deve ser feito, também, é a significativa diminuição do crescimento assustador dos clorofluorcarbonos(CFCs). Quem são eles? Gases provinientes de indústrias químicas, sprays e produção de plásticos será mais amenos a diminuir a esta camada de ozônio.

Meu papel será o que fiz hoje: plantei a primeira arvorezinha!

Quem sabe no aniversário do meu filhinho João Vicente(olha eu pensando adiante), não proporcione uma festa bem natural em que todos os convidados ganhem mudas de árvores para plantar. Mas falta muito tempo para o meu amadinho fazer seu primeiro aninho de vida!

Acho que já podemos começar agora.

Plantar árvores.
Criar mini florestas... tudo para salvar esta Terra que derrete e se transforma de forma nociva a assustadora...
Plantem!


****Porque plantar uma árvore?


" As árvores podem promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como:regularidade do clima redução da poluição atmosférica melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas) redução da velocidade dos ventos melhoria das condições do solo urbano aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins valorização dos imóveis embelezamento das cidades as árvores nas cidades são habitat para inúmeras espécies de aves. "

Nenhum comentário: