segunda-feira, dezembro 10, 2007

Elo maternal



"Permanecer na mãe. A ciência descobre, assim, que, nos nove meses laboriosos em que se fabrica um ser humano, existe ao mesmo tempo uma silenciosa troca. Nesse sentido não só a mãe permanece no filho, mas também o filho deixa traços dele na mãe.Mesmo estando longe do filho, a mãe não o esquece; ela permanece mãe para sempre. E as mães sempre souberam disso. Não era necessário encontrar aquelas 61 células de sangue fetal por milhão de células da mãe para se ter a certeza disso. Mas o fato é que aquele cacho de células, um cacho por filho (inclusive por cada filho morto antes de nascer, explicam os estudiosos) está lá, como um timbre no sangue.
Mas, para a ciência, o que é o amor? Dicionários de diferentes disciplinas concordam que o amor é o motor da vida. O amor dá o sentido, a direção, a lógica, a vida e o nutrimento indispensável para a existência. Uma vez que fazemos a experiência do amor, ele penetra no nosso íntimo de maneira incancelável e nos envolve para sempre.
Então é fundamental que a criança faça a experiência do amor? Isso mesmo. A proteção materna e paterna faz com que o filho experimente o amor. Isso se verifica por meio dos sentidos do corpo, das emoções e também dos aspectos relacionais e sociais (veja quadro). A criança que recebe o amor dos pais torna-se capaz de viver outras relações de amor, fraternas e amigáveis. De fato, o amor faz com que a criança se reconheça como indivíduo que está em relação com o pai ou a mãe e, por sua vez, entre em relação com o mundo. Muitos estudiosos (como Winnicot, Klein, Erikson, Dolto e Bruner) confirmam que o húmus familiar e social, a qualidade e a quantidade de tramas relacionais, influem de modo essencial na realização da criança como pessoa.
O amor é…
O amor é quando você sai para comer e dá um pacote de batatinhas fritas a alguém, sem querer que ele dê algo a você. (Menino de 6 anos)

Quando vovó tinha artrite e não podia colocar o esmalte, vovô fazia isso por ela, mesmo se também ele tinha artrite. Isso é o amor. (Menina de 8 anos)

O amor é quando uma moça coloca o perfume e o rapaz coloca o loção pós-barba, depois saem juntos para se cheirarem. (Menina de 5 anos)

O amor é a primeira coisa que se sente antes que chegue a maldade. (Menino de 5 anos)

O amor é quando alguém lhe machuca e você fica com raiva, mas não grita para não fazer o outro chorar. (Menina de 5 anos)

O amor é aquilo que nos faz sorrir quando estamos cansados. (Menino de 4 anos)

O amor é quando mamãe faz o café para papai e experimenta antes, para ter a certeza de que está bom. (Menino de 6 anos)

O amor é quando mamãe dá a papai a melhor parte do frango. (Menino de 4 anos)

O amor é quando o meu cachorro lambe o meu rosto, mesmo se eu deixei ele o dia inteiro sozinho. (Menina de 4 anos)

Não se deve nunca dizer eu lhe amo se não for verdade. Mas se é verdade, tem que dizer muitas vezes porque as pessoas esquecem. (Menina de 8 anos)"
Tá aí! Amor verdadeiro dos pais para ele! João Vicente! Te amooo!

3 comentários:

Anônimo disse...

E amor dos avós, tios, primo, bisa, dindos... eheh... Beijitos!!!... Dinda Patrícia(*_*):-)

Mr.Jones disse...

incrivel esse elo maternal. E o que mais impressiona e me deixa convicto que voces mulheres sao poderosas, é justamente na parte de gerar um filho. Puxa, só voces mulheres podem gerar outro ser humano dentro de voces. Isso sim é um privilégio e tanto viu?
E o amor é, quando um homem se curva e admite que a mulher sempre tem que ser admirada e acima de tudo respeitada.

bjs

sateliteabduzido.blogspot.com disse...

Fico tão feliz que tu reverencie este lado nosso. É divino mesmo. Isto que gravidez, por exemplo, não tem nada de leve, plumas e sonhos. Corremos risco de vida, ficamos inchadas, coração acelerado. E olha... vale a pena. É tão lindo! Eu ainda sou mais que isto: Sou pai e mãe do meu pequeno.

Obrigada pelas lindas palavras!
São posts antigos, sabe? Mas eu to 'cavando' no Satélite pois achei bacana dividir com vocês! abração!

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS