segunda-feira, abril 13, 2009

Orla nova e lembranças boas







Lembrei, hoje, dos idos de 1994 a mais ou menos 1998 em que curtia, junto com meus amigos, o Bar Timbuka. O estabelecimento agrupava uma legião de jovens - a maioria, a tira colo, carregando sua térmica e cuia. O lado tranquilo e, a natureza que o ambiente proporcionava era singular na ótica provinciana da capital. Tomar um mate era reza nas tardes. Também tinha a turma dos que gostavam de queimar uma verdinha; a famosa "BAURA" e o pior: se achavam "OS Caras" fazendo isto. Mas ali era terreiro de liberdade. Cada um no seu quadrado. Aliás, o lugar era até democrático demais. Foi polêmico; foi marcante. Quem nunca namorou no carro, em alguma noite da semana, curtindo a orla da Vila Assunção que atire a primeira pedra. Atirou, né? É... realmente nosso rio Guaíba está cheio de pedrinhas atiradas.
Tempo bom da minha adolescência!!!
E, no ano passado, demoliram o Timbuka. Foi tão chocante o enterro do bar que causou comoção perante a comunidade da zona sul. Inclusive teve um movimento de vizinhos, ex-frequentadores e os "bairristas" do Timbuka que promoveram um “abraço” em volta do bar para que ele não fosse destruído.
E não teve jeito.
Implodiram, destruíram, desmoronaram com o tradicional barzinho da Vila Assunção.
E a surpresa é sorver deste ditado: "Depois da tempestade vem os raios de sol".
Pois está positivo o projeto do secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre de criar um novo calçadão na orla do Guaíba, na Vila Assunção. Ou seja, vai ressuscitar de modo “esportivo” o laser dominical que havia há dez-quinze anos atrás.
Eu vou achar o máximo!
Amo a zona sul. Só trocaria para morar do lado do meu trabalho que é na Cidade Baixa. Do contrário, não troco a zona sul por nada. Sem agitações em demasia, sem a selva de pedra das grandes fábricas, empresas, construtoras que a zona norte oferece, por exemplo. Prefiro a natureza acenando a todo tempo, aprecio a nobreza e o toque interiorano que a zona sul oferece. Casas, padarias com toques europeus, gente bonita e com cara de saúde.
Zona Sul é tudo! E este projeto da orla vai abrandar aos saudosistas do Timbuka e vai dar mais um 'brilho' para esta região tão marcante para os portoalegrenses. Vamos tomar um chimas na orla do Guaíba? Estou esperando a sua ligação!

Nenhum comentário:

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS