segunda-feira, abril 13, 2009

Orla nova e lembranças boas







Lembrei, hoje, dos idos de 1994 a mais ou menos 1998 em que curtia, junto com meus amigos, o Bar Timbuka. O estabelecimento agrupava uma legião de jovens - a maioria, a tira colo, carregando sua térmica e cuia. O lado tranquilo e, a natureza que o ambiente proporcionava era singular na ótica provinciana da capital. Tomar um mate era reza nas tardes. Também tinha a turma dos que gostavam de queimar uma verdinha; a famosa "BAURA" e o pior: se achavam "OS Caras" fazendo isto. Mas ali era terreiro de liberdade. Cada um no seu quadrado. Aliás, o lugar era até democrático demais. Foi polêmico; foi marcante. Quem nunca namorou no carro, em alguma noite da semana, curtindo a orla da Vila Assunção que atire a primeira pedra. Atirou, né? É... realmente nosso rio Guaíba está cheio de pedrinhas atiradas.
Tempo bom da minha adolescência!!!
E, no ano passado, demoliram o Timbuka. Foi tão chocante o enterro do bar que causou comoção perante a comunidade da zona sul. Inclusive teve um movimento de vizinhos, ex-frequentadores e os "bairristas" do Timbuka que promoveram um “abraço” em volta do bar para que ele não fosse destruído.
E não teve jeito.
Implodiram, destruíram, desmoronaram com o tradicional barzinho da Vila Assunção.
E a surpresa é sorver deste ditado: "Depois da tempestade vem os raios de sol".
Pois está positivo o projeto do secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre de criar um novo calçadão na orla do Guaíba, na Vila Assunção. Ou seja, vai ressuscitar de modo “esportivo” o laser dominical que havia há dez-quinze anos atrás.
Eu vou achar o máximo!
Amo a zona sul. Só trocaria para morar do lado do meu trabalho que é na Cidade Baixa. Do contrário, não troco a zona sul por nada. Sem agitações em demasia, sem a selva de pedra das grandes fábricas, empresas, construtoras que a zona norte oferece, por exemplo. Prefiro a natureza acenando a todo tempo, aprecio a nobreza e o toque interiorano que a zona sul oferece. Casas, padarias com toques europeus, gente bonita e com cara de saúde.
Zona Sul é tudo! E este projeto da orla vai abrandar aos saudosistas do Timbuka e vai dar mais um 'brilho' para esta região tão marcante para os portoalegrenses. Vamos tomar um chimas na orla do Guaíba? Estou esperando a sua ligação!

Nenhum comentário: