segunda-feira, janeiro 04, 2010

Ostentar

Tem fatos, na vida da gente que o tempo não apaga por nada deste mundo. Traumas, dificuldades na vida, perdas de todos os segmentos. Tudo isto gera um efeito no psiquê destes seres. Um dos exemplos é a infância. É nela que guardamos muitas lembranças em nosso subconsciente. E se forem fatos amargos reverte em dobro no futuro. Um exemplo disto é uma pessoa que conheço. Volte e meia converso, quando encontro por aí. E, em todas as vezes que nos falamos é um show de ostentação. No começo achava até proposital. Sabe que hoje já avalio como subconsciente mesmo? Só Pode! Acho que parte naturalmente, é involuntário, não soa falsidade. Infelizmente é o seu modo de comunicação: ostentar. Eu sei que esta pessoa(que prefiro o anonimato) teve uma infância conturbada. Inclusive, vi e presenciei muitos fatos desta. Foi uma trajetória marcada de dificuldades financeiras em que acarretou, inclusive, o de não ter o que comer em casa. Portanto, tudo isto marcou, como chaga em sua vida. Hoje, bem estruturado(a), casou com alguém que lhe proporciona o melhor e o que nunca teve. Até aí tudo bem. Quantos casais são assim???? Porém, o fato que lamento é que em noventa e nove porcento de suas conversas, não importa o assunto, esta pessoa, dá um jeito de verbalizar seus pertences materiais. E sempre são os melhores e mais caros.
Eu posso ficar meses e até anos sem falar com esta pessoa, mas no que a encontro o assunto é:
"- EU TENHO"!
Nascer num berço de ouro ou berço de compensado tem os prós e contras no ser humano.
Poderiam pensar: " - Falta humildade neste pessoa"
Aí que vem a correnteza: É uma pessoa bacana. Ajuda quem pode e no que poder dentro do seu universo.
No entanto, tem um modo muito cifrado de enxergar a vida. E quando vejo isto, eu não aceito, eu repudio. Os mais nobres cidadãos deste mundo surreal nunca ostentam o que tem... Aí que entra o berço!
Lamentável... É o reflexo de algo que geralmente foi inesquecível na infância....
Acho e concordo que ambição temos que ter.
Eu sonho e almejo coisas óbvios que todo brasileiro quer: moradia, educação exemplar para nossos filhos, segurança e um bom plano de saúde. Agora, ostentar? Desculpe os críticos...mas ostentar é algo que não aprovo. Abaixo uma história de
Alexandre, O Grande:

"Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE, O GRANDE:
1, Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2, Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ;
3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:
1, Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2, Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3, Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos."

Nenhum comentário:

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS