sábado, fevereiro 11, 2006

Eu, descobrindo o mundo capixaba!





















Gente, eu fico impressionada como nosso país é uma salada linda de etnias, costumes, comidas e tradições! Estou literalmente impressionada com isto. Não sei por onde começar...
Bom, vamos para as orgias gastronômicas do Espírito Santo!
Impossível não lembrar de meus amigos!!! Cada um encaixa-se em algum aprendizado meu aqui.:
- Duas delas é a Bárbie Mutante e a Noiva do Re-animator.
- Se a Bárbie que toma chimarrão com leite e que, há pouco tempo atrás, pediu picolé de milho para a mãe, comeria, então, ajoelhada, um legítimo PICOLÉ CAPIXABA de TAPIOCA e uma TRUFA de JACA!
- A Noiva se deliciaria com as pimentas mais abduzidas do mundo e, também, as cachaças! Iria gostar de comer, com sucrilhos, algumas bananas ouro(são do tamanho de um dedo minguinho) e tomar cafezinho com Cuscus.
Faria uma alquimia de sucos como Umbu, Jambo e Cerigüela... Credo, que loucuuura!
- E as moquecas? Que segredo é este para ser tão deliciosa? Dizem que são as panelas de barro...Talvez... Comprovado nas pesquisas, a melhor muqueca de peixe do Brasil é a dos capixabas!
- Apreciei, em meus 'laboratórios de paladar', que o coentro é um tempero muito usado em muitos pratos daqui! (Carrie, tu irias adorar estes sabores para tuas sopas!!!)
- Comer caranguejo? É um sirí halterofilista rsrs
- E comer polvo? Polvo a vinagrete, com pãozinho e azeite de oliva, na beira da praia, tomando com uma cervejinha e jogando(literalmente!), conversa fora!!!! Muito bom!!!
- Muma de Siri ...
- Tapioca doce(mumu, chocolate, côco...) e salgada(quatro queijos, frango...presunto e queijo)...
- Existem, também, algumas frutas do Sudeste, conhecidas no Sul. No entanto, os preços são assustadores! Caju e côco, por exemplo, tem valores exorbitantes em Porto Alegre!
Aqui, não!!!!! Tudo oscila entre um real, um real e cinqüenta centavos...dois reais ... Não passa disto!!!
Aproveito esta fartura de frutas e tomo, religiosamente, minha água de côco, todas as manhãs.
- E as castanhas? Eu sei que as castanhas são da região do Pará! Mas, aqui, também é muito barato!!!
Os queijos são de todas as espécies por preços de bagatela! ( Carrieeee sente a pressão da castanha!)!!!
Tudo! Tudo muuuuuito barato.
Cá entre nós,tudo, mas tudo mesmo, comparado ao Estado do Rio Grande do Sul, é mais barato. Nosso Estado ‘empacou’ no ranking como a Cesta Básica mais cara do país... uma pena... uma vergonha...
- E a cerveja aqui!?! Prest-enção Nega Marta!!! Nete, Carlinhos, Cris e companhia ilimitada do samba(alou guriassss)!!!
Ceva, em Vila Velha, está custando R$ 2,19; enquanto em Porto Alegre a garrafa já dispara nos seus R$ 3,50 ou até R$ 4,00 ... '

Meus amigos ets, do Sul! Seria bom se a nossa capital dos Pampas tivesse este visual e acessibilidade dos preços como as da cidade de Vitória e Vila Velha. '

Até meu cativo Carioca espantou-se como os preços cobrados no Sul. Ele não acredita no meu relato! rsrs

PLANTAS:

- E as plantas? Percebi que aqui tem muitas lojas de botânica em geral. Ter plantas é chiquééééérrimo nas casas! As plantas são caríssimas... Porém, são divinamente belas e exóticas! A noiva e sua mamissaura teriam um orgasmo visual vendo esta arquitetura de vegetais! Fiquei pasma com a planta que a minha amiga Grazi comprou! Esta, adquiriu nada menos; nada mais que um exuberante Mandacaru(ele tem braços e, também, não tem espinhos), que é uma espécie de cactus gigantesco. É uma planta mais ou menos da minha altura(1,51cm rsrs)!

FAMOSAS PANELAS DE BARRO:

- Vitória é conhecida como a cidade das panelas de barro. Estas, tem a qualidade ímpar pelos capixabas...O processo de fabricação é uma tradição que perdura há mais de 400 anos!
Ta aí, um dos segredos da mais famosa moqueca do Brasil. Inclusive, a pintura negra das panelas, vem da coloração dos troncos e cascas do mangue!
Que chique isto!

PEIXES:
- Além da fartura de crustáceos o peixe que se come muito aqui é o Peroá, Badejo, Côngrio e pescada. Mas tem para todos os tipos!
- Há uma curiosidade que chamou, muito, a minha atenção:
Segundo a Grazi, é o único lugar no país, que se encontra em pescarias, em alto mar, o Marlin, vulgo ‘Peixe Espada’.
Aliás, tem muitos orelhões públicos com o designer deste peixe.

URBANIDADE, VIOLÊNCIA...DADOS ESTATÍSTICOS:

- Como nem tudo é perfeito... Espírito Santo é conhecida como a terceira cidade mais violenta do Brasil. A diferença concentra-se nas autoridades... é uma misturas de índoles e chavões... (não sei se entenderam o 'espírito da coisa')
Juntos, NÃO dá certo...
Ou tu és do Bem ou tu és do Mau...
Porém, aqui, tudo é misturado...
Sinistro saber das histórias de quem buscou ser justo e humano aqui...
Dizem que os Capixabas porretas são muito vingativos(no silêncio, entenderam?). Há controvérsias neste assunto...
Muitos canelas-verdes, dos quais, conversei, afirmam que a criminalidade se desenvolve para os seguidores das drogas e da corrupção. O resto da violência é normal para qualquer grande cidade.

Do resto é tudo tranqüilo!
É o que dizem, né? Rsrs


Enquanto isto, curto meus passeios com o educadérrimo Carioca, sangue-bom, que me fez sorrir muito aqui!
Fora este cenário paradisíaco de águas cristalinas e de um jogo de montanhas de todas as formas. . .(ainda vou falar desta beleza da natureza!)
Quero contar muitas coisas...revisar meus textos...substituir palavras repetidas... mas meus olhos giram... rodopiam de sono...
Espero que todos, um dia, possam visitar o Espírito Santo!
Meu Deus!
As melhores férias dos últimos cinco anos!

Esta foto que postei é junto à cortina da cozinha da Grazi! Amei esta foto! Sei que estou feliz!!!
Esta foto, retrata um momento marcante de minha Vida de paz e felicidade!
Era tudo que queria ...
Amém!

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz,felicidade,leveza...eh tudo o que tu merece por ser esse ser iluminado,que transmite alegria mesmo nas tardes mais escuras de chuva e tempo ruim!
Depois de um 2005 ruim tu terá, anos não, uma VIDA maravilhosa daqui pra frente...lembre sempre a nossa vida e nossa felicidade só depende de nós escolhermos os caminhos certos!Se a felicidade não vem até vc,vai atras dela,luta e não desisti nunca!
Uma pessoa como tu eh eterna em nossos corações e mentes!
Te adoro minha "mana"...e eu estou aqui em porto te esperando...beijos!
Da maninha Gabi!

a noiva do re-animator disse...

Linda essa foto!

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS