quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Paixão I




Estava na praia lendo Revista National Geographic-Brasil, quando um grupo de quatro amigas acirraram uma conversa ferrenha sobre o que é o amor e o que é a paixão! Ali, ficaram as quatros, debatendo e exemplificando experiências próprias sobre este avassalador sentimento que não tem ‘hora marcada’. Por coinscidência, eu estava exatamente com a revista que falava sobre este assunto. São sinais!, como diz a minha amada irmã.
Achei o papo interessante e fiquei pasma com os relatos.
Na minha leitura falava o que a ciência havia descoberto sobre a Paixão e suas reações no cérebro.
Vou citar alguns trechos.

- A ciência prova que há uma semelhança, na química cerebral, entre os Apaixonados e daqueles que sofrem de Transtorno Obsessivo-compulsivo. O amor embaralha tudo gente!!! NINGUÉM ESCAPA deste mongolismo de sentimentos! No entanto, esta ciência explica o que há no cérebro porém, nunca desvendou o misterioso funcionamento do nosso coração. Vai entender humpf...
- Esta química libera atitudes loucas: imprudência(eu sei muito bem disto), hiperatividade e excitação. Por isto que os amantes curtem virar as noites, ver o sol nascer estas coisas...
- Esta frase foi fatal:
“Um casamento, pode ser bom quando Eros é substituído pela amizade ou mesmo pela sociedade econômica que liga duas pessoas pela conta bancária...”
Bom de debater...era, de fato, o que as mulheres da praia(quase todas divorciadas) comentavam...
- Esta eu achei pedante: “OS FLINTSTONES é o retrato do que vivenciamos no amor a longo prazo: tudo é de pedra e meio bobo...”

Baseado neste fato, uma antropóloga mergulhou em estudos para desvendar os trajetos bioquímicos do amor em todas as suas manifestações:
luxúria, romance e apego. Como eles crescem e declinam. Como distinguir entre o Príncipe Encantado e o Sapo.
Rsrs Risada geral na praia de Itapuã: Só deu sapo na cabeça!

- A prova que o cérebro é protagonista da paixão foi quando recrutaram voluntários altamente apaixonados.
Puseram duas fotografias, uma neutra, a outra da pessoa amada.
"Foi fascinante!", segundo a autora(àham!).
Detalhe do Raio-X:
Quando cada participante olhava o seu eleito- a área ventral tegmental e o núcleo caudado- iluminaram-se! Um neurotransmissor chamado de Dopamina.
Por isto que acredito em dopaminados ETs rsrs Ninguém escapa desta abdução da paixão!

Nenhum comentário:

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS