quarta-feira, janeiro 18, 2006

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER


Faz um tempo... devido a esta minha 'alma negra', o samba, sempre será presente em minha vida! Aqui, em Porto Alegre, existe um Bar...gueto...bunker do samba. O nome: Bar do Ricardo! Uma viagem...mas foi lá que achei a essência deste estilo musical... aí vai:

O Bar do Ricardo

No manto da noite, entre palcos da vida, surge, numa espécie de paradoxo de bares e casas noturnas da cidade de Porto Alegre, um espaço digno e genuíno do legítimo samba de raiz.
Quem acha que na terra dos pampas há somente as tradições do povo gaúcho, engana-se. O bar fica na subida da rua Caldre Fião. A propósito, esta leva o nome de honraria a um grande abolicionista e, também, carrega com histórias fantásticas do imaginário o mistério da morte e crença de Maria Degolada. Um espaço que desponta como um bar do povo. Sem distinção, o estabelecimento agrega todas as tribos de cores e classes sociais. Enfim, um bar para todos
Imantado num surrealismo da manifestação artística, cada cidadão que comparece ao bar não o faz apenas para beber e cantar, mas, sim, para enaltecer ao mundo, de forma pura, como um picadeiro, em quem canta seus males espanta. E como espanta!
São tantos fatos, tantos registros de celebridades do samba, que já marcaram um pouquinho da história no Bar do Ricardo, que basta agradecer a Nossa Senhora da Conceição por abençoar as quatro estações noturnas deste estabelecimento.
Como um bom samba, as músicas aglomeram verdadeiros relatos da escola da Vida, algumas calejadas do destino e a grande maioria uma overdose de poesia. Verte daí o melhor da simplicidade, o ápice da natureza bambista e da essência de ‘gente da noite’. Ah... Noel Rosa, Ataúlfo, Pixinguinha, Cartola, Nelson Sargento e Monarco... São tantos os menestréis que compuseram verdadeiras obras de arte das letras, que fica difícil designar tantos registros de devaneios de nossos corações. A estes imortais do samba e da MPB que surge o ensaio, a manifestação, o show doado pelas vozes do público e, principalmente, interpretado por carismáticos cantores, entre tantos, a nossa especial e amada vocalista Jô, do afinadíssimo Grupo Prometeus, banda da casa. São eles, a cavalaria de frente do Bar do Ricardo, que conduzem aos freqüentadores o melhor da festa, a magia de cantar o nosso samba!
Por fim, nesta alquimia de etnias, o Bar do Ricardo elege-se como espaço alternativo e diferenciado, designando-se, assim, ao seu topo de Quilombo Democrático de Bambas! Valeu Ricardo! Obrigada Giza, por agraciar um espaço 100% samba de raiz!

Nenhum comentário:

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS