segunda-feira, junho 08, 2009

O ciúmes




Minha infância querida. Revi esta foto aí. Uma foto antiga. Era a chegada do meu irmão, Diego há trinta e lá vai pedrada de anos atrás... Eu, de franjinha, moreninha ao lado esquerdo, meu irmão no meio, e do lado direito a minha irmã Patrícia. A chegada do mano foi bombástica para meus recém quatro anos de vida. Era um intruso em meu reduzido mundo. Lembro da chegada dele e a mãe me chamando do quarto:
“ – Vem conhecer o teu irmão!“ – dizia fervorosa
Já eu, sentia o gélido da parede. Andei pelo corredor de minha antiga casa me arrastando pelas paredes até chegar ao quarto em que minha mãe e irmão estavam. Era o acontecimento em minha vida. Iria conhecer primeira vez, meu irmão. No entanto, eu sentia(lembro bem disto) um sentimento de abandono. Sim! Abandono! Era oficialmente o meu ‘adeus’ ao mundo dos caçulas. Passava, a partir daquele dia para o time dos Sanduíches! Os famosos irmãos do meio! Para quem não sabe são aqueles irmãos que não tem os privilégios dos irmãos mais velhos; nem os privilégios dos irmãos mais novos.
Ciúmes à parte, dizem integrantes da família, que tentei sufocar meu irmão com o travesseiro. Ó Céus! Teria eu já um lado perverso?
Não... tive sim, foi o ciúmes de irmão. Quem nunca teve ciúmes de irmão que atire o primeiro travesseiro(pedra é cruel)!
Eu tive.
E o João Vicente não fugiu a regra. Só que não foi com irmã caçula e sim com a chegada da Shayene, sua prima! Sim, a filhinha do meu irmão caçula, o Diego e de minha cunhada Ivana! Foi também, “o acontecimento” para ele a chegada da prima. Hoje ele a cerca de mimos e beijos. Mas eu sempre longe. Não posso me aproximar da pequena e lindinha Shay!
O João Vicente tem um ciúmes danado dela comigo. É um sentimento de posse muito engraçado. Sou obrigada a escapar para ar uns amassos na minha sobrinha linda! E se o Joãozinho vê....
Rá!!!
Vôa o que estiver na mão dele: chupetas, carrinhos, bolas...
E lá vai a mamãe Fabiana explicando que é a prima, que a mamãe o ama muito...estas teorias... tenho conversado muito com ele sobre isto. Dá sinais de entender...mas ainda é cedo... Ele acha que é meu dono rsrs
O ciúmes de integrantes de família é algo cômico... Embora sejam parte da mesma família, cada filho é um indivíduo nato, autêntico, enfim, especial. Muitos pais se enganam em achar que deram a mesma educação para sua prole. A grande charada é que a cada nascimento de um membro modifica a composição e dinâmica da família. E por ser assim influencia de modo especial e absoluto. Cada um exerce um grande capítulo e enredo na estrutura parental.

Nenhum comentário:

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS