terça-feira, novembro 03, 2009

Os sábios em esquecimento

Não é de agora que as pesquisas apontam um crescente percentual no aumento de idosos em diversas nações do mundo inteiro. Este rápido envelhecimento da população é a mais nova cara do planeta. E mesmo assim, com tanta relevância na terceira idade, ainda encontramos o déficit na valorização e nos direitos humanos dos idosos como previdência, saúde, direito a cultura e lazer. A longevidade humana certamente é o grande conquista do homem porém as falhas apontam fatos preocupantes neste diagnóstico do envelhecimento.
Bernard Shaw foi célebre em sua frase: “ O maior pecado contra nossos semelhantes não é o de odiá-los, mas de ser indiferentes para com eles”. Esta indiferença social engloba as páginas dos jornais e de vários veículos de comunicação em que abordam, relatam e divulgam o descaso com o idoso. São vários casos de abandono e maus tratos. A delegacia do Idoso é um destes órgãos que contam fatos assombrosos do descaso humano e, muitas vezes, envolvendo integrantes da próprio meio familiar do idoso. São inúmeras denúncias de abusos e lesões corporais. A palavra ‘respeito’ é sempre o sentimento de esquecimento quando se trata deste assunto. Até porque “idoso” reporta a isto: invalidez, problemas e doenças. É disto que faz lembrar a terceira idade. E quando se fala de maus tratos sabemos que não só nos referimos à violência física, mas sim, à violência oculta. A violência do descaso da que martiriza também na abalo psicológico do idoso. E é daí que brota a negligência e a omissão a estes cidadãos tão frágeis. A memória e a ética da sociedade está totalmente distorcida. Esquece-se que todos nós envelhecemos a cada dia.
Lamentamos que, hoje em dia, a sociedade não está preparada para esta realidade. Isto é fato. Hoje se vive mais porém, sem a qualidade exata de vida. Falta qualidade; falta respeito. Isto tem que vir do berço, ensinar desde cedo o respeito ao idoso e saber que, também, um dia, seremos um deles. Vivemos numa sociedade que vibra o estopim de uma juventude. A sociedade do novo e do moderno. Do digital; da informatização. E esquecem que aquela sabedoria dos nossos mestres, ou seja, dos nossos velhinhos, mostram, a cada ruga adquirida a vivência de um modo ‘artesanal’ de que a vida é feita de coisas simples. Temos direito a isto. Ninguém é lixo. E o que se vê são lixeiras da terceira idade. Isto é lamentável. Por mais leis que se criem falta a fiscalização! Falta a cobrança que estes senhores da sabedoria tem direitos e eles devem ser cumpridos. De nada adianta existir o Estatuto do Direito do Idoso se, na atualidade, não há prática! Alternativas existem, basta exercê-las! Envelhecimento é um fato mundial.

E eu... eu quero ser feliz para sempre com este lindo casal de velhinhos! Será que serei assim? rsrs

Nenhum comentário:

Seguidores

ASSIM...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector


FRASES QUE GOSTO:

O que é a palavra por Fabrício Carpinejar:

" Intrigar, provocar, emocionar e não deixar que a palavra seja somente palavra. A palavra é muito ambiciosa, acredita que é mais importante do que aquilo que nomeia. A palavra serve ao poder quando é no despoder que abrimos a guarda. Exerce hipnose de dicionário e enreda poetas na metalinguagem. A palavra é a vaidade de dizer, mas só existe porque o silêncio ainda não é paz. Sou desconfiado com a palavra. Um poema se faz pela falta de palavras. Quanto mais próximos chegamos do toque, do afago, mais estaremos dizendo. "

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada.
Esta, é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por caso” (A. de Saint-Exupéry)


"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." Friedrich Nieztsche

"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar." Clarice Lispector

"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são." Friedrich Nieztsche

"A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." Clarice Lispector

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS AO HAITI

PREMIO LITERÁRIO

PREMIO LITERÁRIO

Para os cheiradores de meias!

Para os cheiradores de meias!
Criatividade a se perder nestes costados

PREMIO

PREMIO

PARCEIROS